DICAS PARA CUIDADOS COM ÓCULOS

É impossível negar que os óculos possuem uma grande importância no dia a dia de muitas pessoas. Isso porque, mais do que um acessório de moda, eles representam uma questão de saúde, proteção e conforto visual. Porém, mesmo sendo uma ferramenta poderosa e relevante, que une funcionalidade e beleza, este é um produto delicado e que requer atenção diária. Pensando nisso e com o objetivo de facilitar o seu cotidiano, elaboramos uma lista com os principais cuidados para que você possa aproveitar ao máximo os seus óculos favoritos:

  1. Tenha cuidado com o “tira e põe” dos óculos

Se você usa óculos sabe que é natural coloca-los e tira-los em diversos momentos do dia.  A dica aqui não é evitar esse ato, mas sempre ficar atento quando o fizer – o indicado é manusear o produto com as duas mãos. Assim, quando você os retira do rosto, evita danifica-los e prejudicar o seu ajuste.

  1. Busque manter os óculos dentro do estojo sempre que possível

A utilização dos estojos de óculos é essencial para manter sua durabilidade. Os bons estojos, como os da Ótica Menezes, são desenvolvidos para protegerem os óculos e prevenir desgastes. Dessa forma, evite a todo custo guardar sua armação sem essa proteção. E, mesmo fazendo uso do estojo, não coloque outros objetos dentro do mesmo, guarde seus óculos com as lentes para cima, verifique a proporção do estojo em relação ao produto e tenha cuidado ao retirar e colocar a armação dentro dele.

  1. Evite expor os óculos ao calor

O calor extremo, assim como uma variação muito rápida na temperatura ambiente, pode prejudicar os óculos de diversas formas. Primeiramente, altas temperaturas podem avariar a estrutura da armação, podendo gerar deformidades e descoloração. Podem também impactar seriamente as camadas das lentes oftálmicas, principalmente aquelas com tratamento antirreflexo. Por isso, procure não deixar seu produto dentro de porta-luvas de carros, em saunas, perto de churrasqueiras, micro-ondas e fogões ou em contato direto com secadores de cabelo, chapinhas e babyliss.

  1. Mantenha o cuidado com a limpeza dos óculos

Qualquer mancha ou sujeira na lente dos óculos já incomoda o seu usuário, mas é necessário seguir certas dicas para executar sua limpeza e evitar piorar o problema. Assim, o indicado é molhar os óculos em água corrente, buscando remover o pó e os maiores fragmentos de sujeira. Com movimentos circulares e leves das pontas dos dedos, utilize um pouco de detergente neutro para limpar as lentes. Depois de enxaguar com água abundante e fria, seque levemente com um pano microfibra. Lembre-se de que existem produtos indicados especialmente para essa limpeza, que podem substituir esse processo – entre em contato conosco, em uma de nossas lojas, para saber mais.

  1. Fique atento também à limpeza do lenço e do estojo

Os lenços que acompanham os óculos podem ser utilizados para sua limpeza mais frequente. De forma mais rápida e fácil, eles também exercem a importante função de melhorar a precisão da lente. No entanto, é preciso ter cuidado e manter o lenço sempre limpo. Qualquer partícula maior de pó pode arranhar a lente e, a longo prazo, causar danos visíveis no produto.  Por isso, mantenha tanto o lenço quanto o estojo sempre limpos, fazendo uso somente de produtos neutros, e nunca utilize outro pano seco para realizar a limpeza dos óculos. 

6. Não deixe os óculos na cabeça ou em outro lugar inapropriado

Muita gente deixa o óculos na cabeça, como uma tiara, e não se dá conta de como isso danifica o produto. Essa ação deforma as hastes do óculos, desalinhando a armação até mesmo de forma irreversível. Além de aumentar as chances de queda, isso pode interferir também na ação da lente.  Por isso, evite manter os óculos em qualquer lugar que não seja seu rosto ou o estojo. Caso não seja possível, mantenha com as lentes para cima e sob superfícies lisas.

 7. Ajuste sua armação somente com um especialista

Devido ao uso do produto e seu desgaste natural, seus óculos precisarão de pequenos ajustes ao longo de sua vida útil. Nunca os faça por conta própria. Procure um consultor ótico da Ótica Menezes e solicite um ajuste gratuito. Rápida, fácil e de graça, essa é a melhor forma de aumentar a durabilidade do seu óculos e manter sua funcionalidade.

 8. Pergunte para um especialista os cuidados específicos com seus óculos

Atualmente existe uma série de óculos e lentes diferentes. São muitas opções de tecnologias, materiais e formatos de produtos que podem ser indicados para melhor atender suas necessidades físicas e gostos estéticos. Por isso, cada produto pode (e geralmente tem) recomendações específicas de manutenção.  Nossos consultores óticos são treinados para sempre informar essas particularidades aos consumidores, mas sinta-se completamente à vontade para questionar e entender mais a fundo o produto que você está adquirindo.

 9.Visite a Ótica Menezes frequentemente

Mesmo que você não precise de um óculos novo e o seu antigo pareça não precisar de ajustes, visite uma de nossas lojas para um “check-up” do seu produto.  Em todas as Óticas Menezes seremos capazes de fazer ajustes básicos, higienizar as lentes e a armação de forma profissional, trocar plaquetas e parafusos desgastados e oferecer todo o suporte que você precisa para manter seus óculos sempre perfeitos.

Sabemos que óculos são um importante investimento, por isso, sempre que tiver dúvidas, pergunte a um especialista da Ótica Menezes sobre dicas ainda não completamente compreendidas.  Se você cuidar bem desse objeto que cuida tão bem da sua visão, ele será seu aliado durante um longo tempo.

Sobre o autor

Conectar com:

Deixe uma resposta